Home / Palavra Pastoral / Dioceses do Brasil se preparam para vivenciar a Semana de Unidade dos cristãos

Dioceses do Brasil se preparam para vivenciar a Semana de Unidade dos cristãos

“Que todos sejam um só rebanho e tenham um só pastor”

Período: De 13 a 20 de maio.

Tema
O tema é inspirado no livro do Êxodo: “A mão de Deus nos une e liberta”.

Cartaz
O cartaz (vide figura abaixo) traz pessoas em barcos que simbolizam, sobretudo nesses tempos de crise migratória, pessoas refugiadas que vivem cada vez mais à deriva dos poderes constituídos. Em muitos casos, sem políticas sociais que possam devolver a elas a dignidade roubada, essas pessoas são submetidas a situações de trabalho análogas à escravidão ou, então, comercializadas como escravas.
A arte alude, por um lado, que muitas dessas pessoas refugiadas contam com a “mão” de Deus que, de uma forma ou de outra, os ampara. É também a mão de Deus, presente em águas revoltas, que nos movimenta a agirmos em favor de uma humanidade que não se conforma com a violação dos direitos humanos e da dignidade de irmãos e irmãs de diferentes culturas e etnias.
O barco, símbolo do movimento ecumênico, também remete à comunidade cristã, que tem como desafio navegar, ecumenicamente, rumo à unidade. Entretanto, essa unidade almejada apenas será concreta se todas as pessoas tiverem acesso à justiça, o direito de viver em seus territórios de origem e o direito de viver sua cultura e espiritualidade.

Se inscreva em nosso canal no YouTube: youtube.com/diocesedeapucarana

#dioceseonline

Veja Também

Tríduo Pascal

  Tríduo Pascal envolve três momentos em uma única celebração