Home / Destaque da Semana / Escola Diocesana de Liturgia

Escola Diocesana de Liturgia

Aconteceu na diocese de Apucarana Pr. O 1º. Modulo da Escola Diocesana de Liturgia.
Motivada pelo anseio de fazer uma formação básica e continuada a respeito da liturgia da Igreja renovada pelo Concílio Vaticano II, de modo que a Liturgia seja, de fato, ápice e fonte no caminho da fé. A escola é proposta um jeito de ensinar-aprender que integra estudo e prática, fala e escuta, corpo e espírito, compreensão e oração, num processo menos linear e mais em espiral, em função da participação como base para a atuação nos ministérios. O conhecimento será construído coletivamente e tudo contribui neste processo: o estar em rodas, a convivência, o estudo, as celebrações, os ensaios das músicas, as vivências, as vigílias…
A Escola acontecerá em quatro etapas, onde estudaremos os seguintes temas: A PRESENÇA DE CRISTO NA ASSEMBLEIA – RITOS INICIAIS; foi o primeiro modulo. O segundo traz como assunto: A PRESENÇA DE CRISTO NA PALAVRA – LITURGIA DA PALAVRA; O terceiro será: A PRESENÇA DE CRISTO NA CEIA – LITURGIA EUCARÍSTICA; A quarta etapa: A MEMÓRIA DA PÁSCOA AO LONGO DO ANO LITÚRGICO.
Em cada etapa é oferecido um roteiro para os coordenadores com a seqüência dos temas e os textos para os participantes.
A escola conta com a presença de 68 alunos, entre padres, diáconos, ministros e ministras de diaconias, coordenadores (as) de cantos e liturgias, de varias paróquias e decanato da diocese.
O primeiro modulo aconteceu nos dias 19 e 20 de Maio de 2018 e foi avaliados muito positivo por todos os participantes.
A escola está sendo assessorada pela Ir. Penha Carpanedo e Arnaldo Temochko, da Rede Celebra.

Veja Também

Terço Luminoso pelos Jovens

A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Santa Fé, realizou no último ...