Home / Movimentos Pastorais / Pastoral da Criança Programa Viva a Vida

Pastoral da Criança Programa Viva a Vida

1400 autonomia infantil entrevistaFoto: Marcello Caldin

A família tem um papel muito importante no desenvolvimento da criança. Mas, toda criança precisa desenvolver sua autonomia também. Fazer coisas como pular corda, brincar, ajudar em casa de acordo com a idade, são coisas que desenvolvem essa autonomia. Esse desenvolvimento é muito importante para que a criança aprenda independência, responsabilidade, socialização e outras habilidades. Para falar sobre isso, conversamos com a Irmã Veroni, Assessora Técnica do Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Confira:

Irmã Veroni, a gente hoje vai falar sobre autonomia da criança. Então, quero pedir para que a senhora explique para os nossos ouvintes o que é autonomia?

Autonomia é um processo de independência que acompanha o desenvolvimento da Criança  e é na brincadeira que ela vai construindo a sua autonomia. A autonomia é uma oportunidade para que a criança se torne mais independente, mais criativa e consiga desenvolver bem suas habilidades de socialização.

veroni medeirosIrmã Veroni Medeiros

Como podemos ajudar na construção da autonomia da criança, Irmã Veroni?

Todos os momentos de interação afetiva e brincadeiras ajudam na construção da autonomia da criança. Para incentivar a construção da autonomia que que é preciso? Desenvolver a capacidade de flexibilidade, não ser tão rígido com a criança, conversar com ela, executar tarefas simples, como por exemplo, organizar uma gaveta, separar os potes por tamanho, separar os objetos por cores, permitir que a criança explore o ambiente da casa e descubra o que que tem de diferente. Isso permite que ela resolva problemas e enfrente desafios com mais segurança.

E o que é necessário fazer para criança alcançar essa autonomia?

Nós precisamos desenvolver na criança a consciência da autonomia e de que maneira? Mostrando para ela o que ela já sabe fazer sozinha, explicando: olha filho, você já sabe colocar o sapato, guardar os brinquedos, você arrumou a cama sozinho, que bom, o incentivo da família mostra o que ela já sabe fazer sozinha. Isso dá para ela a consciência de seu crescimento, ela alcança autonomia quando recebe incentivo para vencer todos os obstáculos.

Irmã Veroni, como no dia a dia os pais podem incentivar a construção da autonomia da criança?

A melhor forma de incentivar a construção da autonomia é conversar com a criança, passear com ela, mostrar as belezas da natureza, oferecer segurança para que ela possa brincar, resolver suas dúvidas e suas conquistas.

Veja Também

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI