Tudo começou na venda do Senhor Palmiro, pioneiro naquela região (hoje venda do Carlão) . A venda era um ponto de encontro, e nestes encontros, entre uma conversa e outra, foi que surgiu a idéia de se construir uma capela naquele lugar. Já que tínhamos uma venda, uma maquina de benefício de arroz, com uma capela, o Arraial do Bom Jesus estava completo. Bom Jesus, foi a idéia do Senhor Palmiro, dono da venda, . isso no ano de 1958. Muitas famílias aderiram a esta idéia.
famílias como: Crivelari; ferreira; Joaquim e Bortolino Gaspareto; Meireles; Camilo; Beraldi; Molinari e outras.
E com a colaboração de toda a população que ali habitavam, foi no ano de 1962 que a capela foi concluída, e suas lindas imagem foram doadas por famílias daquela comunidade. Por volta do ano de 1976, a Diocese de Apucarana, assumiu a paróquia de santa Fé, que pertencia até aquela época aos missionários de São Carlos ( carlistas).
Deste momento a capela passou a ser denominada de diaconia Bom Jesus, com vida própria e começou a ser coordenada por dois ministros, os irmãos Clovis Beraldi ( 1976) e Valdemar Beraldi ( 1977). Tinha catequese, equipe de liturgia, batizados, coroinhas , apostolado da oração, marianos, e vários grupos de comunidade de base com 7, 8 ou até 13 famílias .
Tínhamos aos domingos celebrações ; para os marianos celebração no segundo sábado e para o Apostolado da oração na primeira sexta feira de cada mês. Assim com esse novo jeito de ser Igreja e com dois ministros, a comunidade possui um bonito Sacrário, que hoje não existe mais. ( dizem que foi roubado)
No ano de 1981 o ministro Clovis Beraldi mudou-se para santa Fé e no final de 1988 foi a vês do ministros Valdemar Beraldi.
Com a queda do ciclo de ouro do café, tudo foi modificando-se e o êxodo rural foi inevitável, ficando somente uma missa mensal, que era celebrada todas as quartas sexta feira de cada mês.
Uma curiosidade
O Padre Dé pediu para a comunidade , quebrar o piso embaixo do altar e que colocasse uma pedra fundamental, foi confeccionada uma caixa de concreto de 0,50 por 0,50 cm e dentro dela foram colocados tudo o que produziam na região: café, algodão, feijão, arroz, milho e todos os nomes que faziam parte da direção da diacona.
O que consta aqui é um pouco do que presenciei e colaborei na diaconia Bom Jesus que seu padroeiro celebra-se no dia 06 de Agosto. Posso dizer que a diaconia bom Jesus faz parte da minha vida e vai ficar para sempre gravada ma minha vida no meu cantinho de saudade.
Diaconia Bom Jesus 1962…………2015 ( 53anos)
Valdemar Beralde (ex ministros da comunidade Bom Jesus)
Santa Fé, março de 2015